Lionel Andrés Messi (Rosário, 24 de junho de 1987), é um futebolista argentino que atua como atacante ou meia ofensivo. Atualmente, joga pelo Barcelona e pela Seleção Argentina, equipe a qual é capitão desde o segundo semestre de 2011.
Na opinião da grande maioria dos especialistas do esporte, sua qualidade técnica, jogadas, velocidade, habilidade na perna esquerda, trabalho de equipe e extraordinária vocação para o gol, o tornam o melhor futebolista do mundo atualmente. Os europeus desde já o comparam aos grandes nomes da história do futebol, como Pelé, Garrincha, Di Stéfano, Maradona, Puskas ou Cruijff, o colocando como 2º maior jogador de todos os tempos atrás somente de Pelé. Seus feitos com a camisa do Barcelona o levaram a arrebatar por quatro vezes consecutivas (2009, 2010, 2011 e 2012) o Ballon d'Or, oferecido pela revista francesa especializada France Football, a mais tradicional premiação do futebol dado ao melhor futebolista europeu, que a partir de 2011 passou a denominar-se Bola de Ouro da FIFA. Em março de 2012, com apenas 24 anos, Messi se tornaria o maior artilheiro da história do Barcelona, superando o ídolo do clube catalão nas décadas de 1940 e 1950, César Rodríguez Ao marcar o seu 91º gol em dezembro de 2012, em partida contra o Valladolid (Barcelona 3-1), Messi superou o recorde de gols num só ano no futebol mundial, considerando apenas partidas oficiais disputadas com a camisa do Barcelona e Seleção Argentina.
Chegou a marca de 215 gols pelo Barcelona em campeonatos espanhóis após marcar duas vezes contra o Bétis em 5 de maio de 2013, ficando a uma vitória do título. Neste mesmo jogo, Messi alcançou mais uma incrível marca em sua carreira: aos 25 anos de idade e apenas nove temporadas em ação, "La Pulga" já igualou o número de gols do maior ídolo da história do futebol argentino, Diego Maradona, em seus 22 anos de carreira (entre 1976 e 1998). O único quesito em que Maradona ainda leva larga vantagem é quando se trata de Seleção Argentina. O "Pibe" marcou 14 vezes em Copas do Mundo, contra apenas um tento de Messi, marcado na Copa de 2006. No total, foram 34 gols marcados por Maradona em partidas pela "Albiceleste", enquanto Messi já soma 32. Após o título espanhol Messi saiu com lesão muscular na partida contra o Atlético de Madrid em 12 de maio.185 Depois do diagnóstico Messi ficará fora da temporada, e será desfalque certo para os três jogos restantes da temporada.
Em 24 de maio de 2013, O site argentino rosario3.com noticiou a possibilidade de Messi ser emprestado pelo Barcelona para o Newell’s Old Boys, seu clube de coração, se a equipe eliminar o Boca Juniors e se classificar para a semifinal da competição.
Como neste período o Barcelona não estará disputando nenhuma competição oficial, o atacante teria gostado da possibilidade. Mas, para ter o jogador, o Newell’s teria de convencer os espanhóis a bancar um seguro em caso de lesão de Messi. De acordo com a publicação, já há, inclusive, uma negociação entre o presidente do clube, Guillermo Lorente, e o pai do jogador, Jorge Messi, para tal acerto.